Pages

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Casa Pavlov

Casa de Pavlov é o nome pelo qual ficou conhecido um edifício de apartamentos fortificado na cidade de Stalingrado, durante a Batalha de Stalingrado ocorrida na ex-União Soviética, durante a Segunda Guerra Mundial. Ela recebeu o nome do sargento Yakov Pavlov que, comandando um pequeno destacamento de soldados, a defendeu por dois meses dos ataques alemães durante a longa e sangrenta batalha na cidade.  





A Casa de Pavlov tornou-se um símbolo da indomável resistência dos soviéticos na Batalha de Stalingrado e na Grande Guerra Patriótica, como eles chamam a luta travada entre a URSS e a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Ela se levanta principalmente porque os alemães até então haviam conquistado cidades e países inteiros no curso de semanas, durante a guerra mas foram incapazes, por dois meses inteiros, de capturar um simples edifício semi-destruído, defendido a maioria do tempo por apenas duas dezenas de soldados decididos. Nos mapas de guerra alemães em Stalingrado, o prédio era marcado como 'fortaleza'.
Yakov Pavlov foi condecorado com o título de Herói da União Soviética por sua bravura e o general Vassili Chuikov, comandante das forças soviéticas em Stalingrado, mais tarde declarou, de maneira um tanto jocosa, que os homens de Pavlov haviam matado mais nazistas em Stalingrado do que estes haviam perdido de soldados na tomada de Paris.
                                       
                                                                         

0 comentários:

Postar um comentário